Perguntas Frequentes

 

Na temperatura máxima recomendada de 220°C, elas podem ficar por até 3 horas no forno.

A linha Vicenza é revestida com antiaderente polimérico, mais precisamente um fluoropolímero. O composto responsável pelas propriedades antiaderentes é denominado PTFE (Politetrafluoretileno), a não ser confundido com o PFOA. Todos nossas produtos com antiaderente são livres de PFOA.

Não serão aceitas solicitações de troca e devolução não registradas dentro do prazo de 90 dias junto a nossa Central de Atendimento ao Cliente, tampouco quando for constatada a falta de algum componente ou acessório. Para mais informações, acesse nossa Política de Trocas e Devolução

Tanto poméis (pegadores) como cabos são feitos em um polímero termofixo chamado BMC (do inglês: Bulk Molding Compound). Este polímero possui excelentes propriedades mecânicas e de resistência térmica.

Orientamos utilizar exclusivamente utensílios fabricados em silicone, pois este material não danifica o revestimento antiaderente.

 

 

Não é o recomendado. O procedimento correto é esperar a panela esfriar antes de levar ela ao contato com água, pois este contato com a panela quente pode resultar em abaulamento do fundo em função da mudança drástica de temperatura.

É importante mencionar que a lavagem da panela antiaderente deve ser feita com detergente neutro ou sabão e esponja macia. Não se pode usar em hipótese alguma produtos abrasivos, pois podem remover ou riscar o revestimento antiaderente.

O fogão à indução funciona através de ondas eletromagnéticas, estimuladas pelas propriedades magnéticas presentes no fundo das panelas. Assim sendo, o material utilizado no fundo da panela deve conter propriedades magnéticas específicas. Este não é o caso para o Alumínio, material utilizado na fabricação das panelas Fetti.

Em relação a manchas na parte externa, a primeira recomendação é não deixar o produto diretamente sobre a chama sem alimento no interior. Além disso, jamais utilize chama alta durante o cozimento, que ultrapasse a lateral da panela, e não deixe escorrer gordura.

Caso isso aconteça, remova a gordura imediatamente com o auxílio de um pano umedecido em água.

Em relação à parte interna, é essencial que o produto não seja superaquecido, pois isso causa alteração das propriedades de antiaderência do revestimento. Além disso, o superaquecimento pode causar alteração da cor do revestimento em função da alta temperatura em que o material é sujeito.

O antiaderente é um revestimento que possui uma certa porosidade e, desta forma, é esperado que ao longo do uso aconteçam alterações do aspecto visual do material, em função da deposição de resíduos de alimento.

Durante o processo de fabricação, o revestimento antiaderente é submetido a temperaturas superiores a 400°C, o que torna o material inerte e totalmente atóxico à saúde. A Fetti realiza uma série de testes no produto final, o que garante que o revestimento atende às especificações definidas por regulamentos para produtos que entram em contato com alimentos. O uso do PTFE (politetrafluoretileno) na composição consta na Lista Positiva de materiais e aditivos recomendados para essa aplicação, tanto no âmbito nacional, americano e europeu. Todas as linhas de produtos antiaderentes Fetti não possuem PFOA (ácido perfluorooctanóico) em sua composição.

Vale lembrar que o antiaderente torna possível reduzir o uso de gordura durante o cozimento, o que contribui para uma alimentação mais saudável. Ainda que fossem ingeridas resíduos da camada do revestimento, os mesmos seriam normalmente eliminados pelo organismo humano sem qualquer prejuízo ao organismo.

Não, o antiaderente polímero à base de PTFE é atóxico e inerte. Ou seja, mesmo se for ingerido não tem efeitos negativos ao corpo.

A ideia que o antiaderente é prejudicial à saúde tem a ver com sua formulação antiga. Esta levava como princípio ativo o PFOA, que, como viria a ser provado, em grandes doses, pode ser prejudicial à saúde. Desde esta descoberta, sua utilização em utensílios doméstico foi proibida por lei e as formulações de antiaderente o substituíram pelo PTFE.

Recomendamos deixar a panela de molho em água morna e, após certo tempo, lave-a com a parte macia da esponja. Além disso, também recomendamos que realize, novamente, o procedimento de primeiro uso: unte a parte interna com óleo ou gordura e leve ao fogo baixo por três minutos. Deixe esfriar e lave novamente.

Para qualquer questão relacionada à entrega, favor acessar a Política de Entrega.

Em qualquer um dos casos mencionados, solicitamos que acesse a Política de Trocas e Devoluções (https://fetti.com.br/trocas-e-devolucoes/) e siga o procedimento descrito.

Sempre guarde-as afastadas, para evitar qualquer colisão, atrito ou contato. Nunca guarde uma panela ou frigideira dentro da outra sem alguma proteção específica, a fim de evitar riscos e arranhões.

Além de utilizar somente utensílios nos materiais recomendados anteriormente, é importante não guardar caçarolas e frigideiras diretamente em contato entre elas. Ou seja, só é possível guardá-las uma dentro da outra com o uso de proteções específicas que impossibilitam o contato direto entre as superfícies.

O diâmetro informado no produto sempre é medido na parte superior interna do produto, da parte interna de uma borda à outra parte diametralmente oposta.

 

Para adquirir nossos produtos como pessoa física, você pode acessar nossa loja virtual (https://fetti.com.br/loja/).

Sim, podem ir sem problemas. No entanto, para máxima durabilidade das panelas é recomendado lavar as panelas à mão. Utilizando detergente neutro e a parte macia da esponja.

As caçarolas podem ir ao forno com ou sem tampa, sem nenhum problema. A temperatura máxima recomendada para este uso é de 220 °C, sendo importante o uso de luvas ou utensílios de proteção térmica para manuseio delas enquanto quentes.Já as frigideiras, só podem ir ao forno sem o cabo (que devem ser desmontados para esse fim). Seguem a mesma recomendação de temperatura máxima que as caçarolas nestas condições.

Por se tratarem de caçarolas com alças em alumínio maciço, as alças esquentam quando a caçarola é exposta à chama. Dito isso, é recomendado o uso de utensílios de proteção térmica para manuseio das caçarolas quando quentes.